Você se considera uma pessoa ansiosa? Já observou se o seu nível de ansiedade está atrapalhando a sua saúde física e mental? Seu dia a dia costuma ser estressante? É comum estar sempre com medo das coisas não darem certo? Sente insegurança na hora de tomar decisões?
Se as suas respostas foram afirmativas para algumas das perguntas, leia este artigo até o final. Algumas tarefas do nosso dia a dia podem se transformar em grandes fontes de stress, o que por sua vez, gera ansiedade.
A ansiedade nos mantém alertas sobre um possível perigo, porém, quando excessiva, causa vários transtornos, problemas físicos e emocionais.
Veja neste artigo dicas de como controlar a ansiedade.
A ansiedade é um problema que aflige milhares de pessoas. Muitos se vêem limitados a sair de casa, fazer novos amigos, fazer planos para a vida pessoal, limitando-se a viverem isolados (as) e prisioneiros (as) de si mesmo, pois têm problemas até para administrar sua própria vida.
Entende-se por ansiedade a aflição, nervosismo, angústia ou perturbação causada por uma dúvida. Vivemos em um mundo cheio de incertezas, o que pode levar a qualquer um de nós a ter crises de ansiedade, levando-nos a ficar irritados, inquietos, preocupados e até mesmo a tomarmos decisões precipitadas.
Mesmo se não estivermos passando por dificuldades agora, futuramente poderemos enfrentá-las e se não estivermos preparados para isso, a situação poderá ser frustrante. Devemos proteger a nossa saúde mental, física e emocional.
O que leva à ansiedade?
São vários os motivos que podem nos levar à ansiedade como por exemplo: Falta de dinheiro, problemas de saúde, problemas conjugais, medo do perigo, funções acumuladas, etc. A pessoa que sofre de ansiedade está sempre com um pressentimento de que algo ruim está para acontecer, mesmo que não haja fatos e argumentos para isso.
Outros motivos que desencadeiam a ansiedade são os agentes estressores, ou seja, as situações constrangedoras do nosso dia a dia. Podemos citar como exemplo: rotina do trabalho, trânsito, poluição, vizinho barulhento, latido de cachorro, acúmulo de tarefas, grandes filas, etc.
As pessoas multitarefas (que exercem várias atividades ao mesmo tempo) podem ser consideradas por alguns como proativas, porém, o acúmulo de funções pode desencadear para uma série de problemas, pois quando você ainda nem iniciou uma atividade já está pensando na solução da outra.
Seu cérebro está constantemente agitado, muitas vezes você já acorda cansado e devido a esses fatores, sente muitas dores de cabeça por não conseguir manter um equilíbrio.
Até mesmo quem realiza o trabalho de home office pode sofrer crises de ansiedade se não souber controlar suas tarefas diárias. Embora seja um trabalho mais aconchegante pelo fato de ser realizado em casa, a diversidade de coisas para organizar durante o dia, pode fazer com que a pessoa saia do seu eixo.
Os pais que trabalham em casa dividem a atenção entre o home office, observar o que os filhos estão fazendo, cuidar das tarefas domésticas, planejar as contas para pagar, resolver situações externas, entre outros assuntos.
A pessoa que sofre de ansiedade muitas vezes não consegue identificar o motivo que a faz sentir-se angustiada, insegura e ameaçada. A sensação de mau pressentimento traz bloqueio e mal-estar.
A ansiedade faz parte de uma reação natural do nosso corpo, então quando não é excessiva, ela pode ser considerada uma reação normal, pois passamos por expectativas e desafios no dia a dia, o que altera as nossas emoções.
Porém, quando essas emoções fogem do controle ao ponto de atrapalhar nossa rotina, é sinal de alerta, pois já não se trata mais de uma emoção adaptativa. Alguns procuram tratamento com remédios, terapias, exercícios físicos, entre outros métodos.
A ansiedade é considerada comum quando se trata de uma expectativa normal antes de um compromisso. Por exemplo: você está ansioso para saber como será a prova da faculdade, como é o comportamento da pessoa que você irá conhecer, quando tem que falar em público, etc., porém, depois estas sensações passam.
Por outro lado, quando estas sensações se tornam uma agonia e são contínuas por um longo período e sem motivos aparentes, já podemos considerar como um transtorno de ansiedade, pois a pessoa não consegue relaxar e tudo vira motivo de extrema preocupação.
O transtorno de ansiedade já é algo que passa a atrapalhar a vida de uma pessoa.
Sintomas da Ansiedade
- Inquietação;
- Falta de concentração;
- Preocupação excessiva;
- Insônia;
- Forte sensação de medo e mal estar;
- Indigestão;
- Compulsão alimentar;
- Tensão muscular;
- Dificuldade respiratória;
- Ondas de calor;
- Náuseas;
- Falta de ar;
- Suor excessivo;
- Medo de perder o controle.
Mude seus hábitos
A ansiedade pode ser controlada com mudança de hábitos como:
- Mudanças na alimentação: diminuir a ingestão de café, açúcar e gorduras;
- Dormir melhor;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes;
- Fazer exercícios físicos e aeróbicos;
- Ler um bom livro, principalmente de auto ajuda;
- Assistir vídeos motivacionais;
- Consulta com um profissional.
Os remédios por si só não resolvem o problema, eles aliviam a ansiedade, porém são necessárias outras atividades estimulantes para acompanhar o tratamento. Por exemplo: Não adianta a pessoa tomar suplemento para ganhar massa muscular, se ela não frequenta a academia.
O e-book Em um relacionamento abusivo com a ansiedade reúne todas as melhores ferramentas e técnicas na arte de combater as crises de ansiedade, insônia e procrastinação, medo do futuro, entre outros.
Tenha acesso a um sistema de tratamento de ansiedade poderoso, rápido e prático como nunca desenvolvido antes.
Além do conteúdo, veja o que você terá acesso:
- Sessões gratuitas com psicólogos em grupo através de vídeo aulas;
- Mentoria sobre saúde mental e qualidade de vida;
- Discussões de casos enviados pelas leitoras;
- Participações de psicólogas através de vídeo aulas sobre amor próprio, desenvolvimento pessoal;
- Troca de experiências sobre casos de rejeição, traição, ansiedade e insônia;
- Conteúdo aprofundado sobre os capítulos do livro;
- Suporte 24 horas;
- Conteúdos adicionais exclusivos;
- Novas técnicas através de vídeo aulas;
- Exercícios práticos para melhorar a auto-estima.
Mais de 25.000 vidas transformadas até o momento.
Não perca mais tempo e melhore sua auto estima já!
AVISO LEGAL: As informações contidas neste artigo têm caráter educativo e não pretendem substituir a consulta ao profissional.
Deixe um comentário