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Copywriting: Use o poder das palavras para vender mais

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Celminha de Almeida
em 25 de novembro de 2021

Muitos questionam o motivo pelo qual não conseguem obter bons resultados em seus negócios. Uns acham que é por falta de investimento, outros acreditam que é por falta de conhecimento e alguns até acreditam que é pelo fato do seu negócio estar defasado no mercado.

Na verdade, dependendo do ramo escolhido, todos estes argumentos podem ser válidos, porém, há algo mais relevante do que todos estes pontos e que precisa fortemente ser analisada: Sua Copywriting.

A Copywriting ou Copy é a técnica de escrever textos com argumentos persuasivos que façam a pessoa realizar uma ação como, por exemplo, comprar um produto ou serviço.

Todo empreendedor e administrador que sabe do poder que a Copywriting tem, utiliza esta estratégia em seu negócio, pois a Copy é considerada um dos elementos mais importantes das estratégias de marketing. Uma copy bem feita desperta a atenção do público e ajuda a promover o seu negócio.

A persuasão é quando você consegue convencer alguém a realizar uma ação. Podemos concluir que quando alguém escreve uma copy de vendas bem feita e a pessoa compra o produto, ela foi persuadida.

Mas quero esclarecer que a persuasão não significa enganação, pelo contrário, significa que as pessoas concordaram com as suas propostas e isto as levou a tomarem uma decisão. A credibilidade e confiança devem sempre permanecer.

De nada adianta ter um ótimo produto ou serviço se você não utiliza os argumentos necessários que convençam o cliente a comprá-lo, por isso, uma boa comunicação é indispensável.

O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS?

Os gatilhos mentais são estimulações do nosso cérebro que nos levam a tomar algumas ações como, por exemplo, comprar um produto ou serviço. São decisões tomadas por impulso quando somos influenciados por algo ou alguém.

Por exemplo, você vê um anúncio de um celular top de última geração que possui muitos recursos que o seu celular atual não possui e o celular anunciado está com 40% de desconto, restando apenas as últimas cinco unidades.

Você sabe que o seu celular atual ainda funciona, no entanto, o desejo de comprar um celular mais moderno é maior. Com isso, é estimulado um gatilho mental dentro de você: o gatilho da escassez.

É chamado de Gatilho da Escassez porque o produto estará escasso, ou seja, está se esgotando. Com isso, você entende que há a necessidade de adquiri-lo antes que o produto acabe.

TIPOS DE GATILHOS MENTAIS

Existem vários tipos de gatilhos mentais. Estes gatilhos mexem diretamente com a nossa emoção, onde nosso cérebro automaticamente já se programa para tomar uma ação.

Seguem alguns dos principais gatilhos:

Escassez – Como citado no exemplo acima, este gatilho desperta a urgência do cliente em comprar o produto, visto que o mesmo está se esgotando. Alguns anúncios como “Últimas Unidades” e “Vagas Limitadas” são exemplos utilizados para este gatilho, onde o foco principal é a quantidade limitada de um produto;

Autoridade – Gatilho utilizado por pessoas influentes e que tem a confiança do público. São pessoas com poder de liderança e que cativam a audiência pelo seu conhecimento. Exemplos: influenciador digital, médico, professor, palestrantes, etc. O público já confia naquela autoridade e por isso eles conseguem converter muitas vendas;

Urgência – São anúncios com marcadores de tempo ou com prazo para encerrar uma determinada oferta. Exemplo: “É Só Até Amanhã”, “Só Hoje”, entre outros. Gatilho usado para que o cliente tome decisões rápidas. É parecido com o gatilho da Escassez, porém, o foco deste gatilho é o tempo em que o produto irá acabar. Já no gatilho da escassez, o foco é a quantidade;

Reciprocidade – Neste gatilho há uma troca mútua de cumplicidade entre quem vende e quem compra. Quando você entrega um conteúdo gratuito de forma espontânea, o público tem um sentimento de gratidão e compra algum conteúdo pago com você como forma de retribuição;

Motivo/Razão – Este gatilho ativa em nossa mente o porquê aquele produto pode fazer diferença em nossas vidas, conseguimos entender como ele traz benefícios ao adquiri-lo. Mesmo que queiramos comprar, o nosso cérebro é programado para saber o motivo das nossas ações;

Prova Social – As provas sociais são os relatos dos clientes que já utilizaram os produtos ou serviços que você está pesquisando. São os resultados do trabalho feito com aquele produto ou serviço. As pessoas têm mais credibilidade quando vêem relatos de pessoas que já compraram. Os depoimentos dos clientes são bem relevantes porque passam credibilidade para quem ainda não conhece o produto;

Novidade – Todos nós gostamos de novidades, pois além de despertar a nossa curiosidade, faz com que a nossa expectativa aumente e produza uma sensação de prazer. O nosso interesse aumenta sobre algo que é novo, pois ficamos ansiosos para sabermos o quanto essa novidade nos beneficiará;

Antecipação – É quando já existe a propaganda do produto mesmo antes dele ser lançado. Já ouvimos falar tanto sobre aquele produto que não vemos a hora dele chegar no mercado para comprá-lo. Este gatilho atiça muito o nosso interesse e faz com que nos programamos com antecedência para adquirir o produto no dia do lançamento;

Prazer x Dor – É quando enxergamos que ao adquirirmos o produto, conseguiremos resolver o nosso problema e sanar a nossa necessidade. Nosso cérebro trabalha com a idéia de que se não adquirirmos, nada de novo irá acontecer e continuaremos na mesmice de sempre. É a sensação de que seremos recompensados pelo esforço de termos comprado;

Simplicidade – Quanto mais simples e esclarecedora for a proposta do produto, melhor. Não gostamos de coisas complicadas, onde não conseguimos chegar a um contexto. Se não conseguirmos entender o que o produto faz, ele já não nos interessará. A melhor forma de se comunicar com o público é mostrar os benefícios do produto de forma simplificada;

Histórias – As Histórias desenvolvem dentro de nós um sentimento de afinidade e emoção, o que faz com que ative a parte emocional do nosso cérebro na tomada de decisões. Quando estamos envolvidos em uma História, conseguimos nos imaginar na situação daquele personagem e pensar como ele lutou até o fim para ter um final feliz. Esta sensação desperta em nós o desejo de compra para vivenciarmos estes sentimentos;

Garantia – Ter confiança e saber que estaremos seguros é uma das etapas decisivas na hora da compra. Este gatilho é importante, pois passamos a confiar no produto ou serviço, afinal de contas, se a qualidade não fosse boa, o vendedor não daria garantia por receio de ter devoluções. A garantia é essencial para que o público se sinta confortável e tranqüilo nas negociações;

Curiosidade – Somos curiosos e estamos sempre buscando saber das novidades, sejam elas diretamente ligadas a nós ou não. A nossa curiosidade também desperta o desejo da compra. Por exemplo: Se você vê um anúncio de um curso que te ensine a ganhar mais dinheiro dentro da sua área utilizando novas estratégias, muito provavelmente você ficará curioso para saber que estratégia é essa. O resultado desta curiosidade poderá te levar a comprar o curso;

Exclusividade – As pessoas amam se sentirem importantes e gostam de serem notadas. Este gatilho trabalha uma função muito importante do nosso cérebro que é a valorização. Quando somos ouvidos e percebidos, nos sentimos especiais. Anúncios como VIP, Exclusivo, Especial, Único, entre outros, dá uma significância maior para quem adquire estes produtos.

Tem outros gatilhos mentais, mas os tipos acima são os mais relevantes e acredito que já deu para você ter uma noção da importância de utilizá-los.

DICAS DE COMO FAZER BOAS ABORDAGENS:

A forma como você se aproxima do cliente é fundamental para o seu processo de venda, por isso, fazer a abordagem da forma certa, faz toda a diferença. Seguem algumas dicas:

Entenda a necessidade do seu cliente – Saiba para quem você está vendendo. É preciso entender o perfil do cliente, saber o que ele quer, quanto ele pode pagar e que resultados ele espera obter. De nada adianta você falar dos benefícios do chocolate se o seu cliente está de dieta ou, por exemplo, de nada adianta você querer vender um produto sobre como melhorar o casamento se a pessoa for solteira. É necessário analisar qual o nível de conhecimento do seu potencial cliente sobre o seu produto, saber o que ele pensa, como ele interage com seu produto, enfim, analisar estes pontos é essencial para entender o que ele busca;

Demonstre os benefícios do seu produto – Mostre ao seu potencial cliente que você tem a solução que ele procura, faça-o sentir-se especial. É importante que você domine totalmente o assunto, que tenha total conhecimento do produto ou serviço que está vendendo. Quando você fala com convicção, você passa confiança para quem te ouve. É importante que você transmita para o cliente que o benefício maior será dele ao adquirir o seu produto ou serviço;

Faça questionamentos – Pergunte, por exemplo, o que ele espera do seu produto, questione o porquê ele ainda não havia adquirido antes e assim conseguirá entender as objeções. Com estas informações, você tem mais argumentos para demonstrar seu produto e possui respostas necessárias para montar novas estratégias;

Use linguagem simples – Não enrole, seja específico. Se tem uma coisa que o cliente não gosta é daquele vendedor chato. É importante estabelecer uma relação de troca, o cliente quer ser ajudado, então mostre empatia e deixe claro que você está disposto a ajudar;

Mostre provas sociais – Demonstre exemplos de quem já se beneficiou com seu produto. O cliente gosta de sentir confiança no que está investindo. Ao ver os relatos de quem já comprou, ele se sentirá mais seguro e confiante. A recomendação de quem já comprou faz toda a diferença na hora de fechar a venda, pois as experiências de quem já utilizou o produto, ajuda a tirar as dúvidas de quem ainda irá adquirir;

Não invente nada – Seja transparente e não crie expectativas impossíveis de serem alcançadas. Use argumentos verdadeiros, não queime a reputação do seu negócio. Transmita confiança sempre;

Ofereça garantia – Informe que se ele não ficar satisfeito, poderá ter o seu dinheiro de volta dentro de um prazo estipulado. Isso demonstra o quanto você confia no seu produto e o quanto o cliente pode confiar em você.

Estes são apenas alguns exemplos de princípios básicos para você desenvolver sua abordagem e conseguir escrever textos, porém, se você deseja aumentar significativamente suas vendas, te recomendo fazer um treinamento de copywriting completo.

Aprenda a Transformar Palavras em Ouro

O poder da persuasão é extremamente importante para o crescimento de um negócio. Sem persuasão não tem como influenciar pessoas, passar credibilidade para o seu público e mostrar todas as vantagens e benefícios que eles terão ao adquirir o seu produto/serviço.

Por isso, é fundamental que você Aprenda a Transformar Palavras em Ouro, ou seja, fazer com que as pessoas enxerguem o potencial do seu produto/serviço por intermédio da sua fala ou escrita.

A forma como você demonstra o que pretende vender, entrará na mente do seu potencial cliente e se você for persuasivo (a), quem te procura verá que seu produto/serviço tem muito mais a oferecer do que o esperado, ou seja, superará as expectativas.

A ansiedade atrapalha na hora de desenvolvermos uma abordagem legal, então é muito importante fazermos anotações com os pontos relevantes que queremos passar para o nosso público alvo.

Quem quiser ter os melhores resultados em vendas, tem que dominar as técnicas de persuasão, ser influente, escrever textos envolventes para promover seu produto e acima de tudo, passar credibilidade do que oferece.

Suas palavras têm o poder de fazer com que o cliente mude de opinião, refaça as escolhas e aceite suas propostas, tudo vai depender da forma como você se comunica, por isso, indico o treinamento Aprenda a Transformar Palavras em Ouro que te ajudará a vender muito.

Veja o que você encontrará neste treinamento incrível:

  • Aprenderá as melhores estratégias de persuasão para aumentar as suas vendas e conquistar mais clientes;
  • Aprenderá como vender todos os dias;
  • Aprenderá a criar uma comunicação persuasiva para seus clientes comprarem imediatamente de você;
  • Dominará os pilares da persuasão, gerando enormes fluxos de vendas;
  • Aprenderá como impactar e gerar emoções que fazem as pessoas comprarem sem pensar muito;
  • Dominará os tipos de oferta que geram milhares de reais;
  • Saberá como vender qualquer produto usando apenas algumas linhas de texto;
  • Dominará os segredos que existem por trás de um texto de venda;
  • Saberá exatamente o que tem na mente do seu público que faz com que eles comprem naquele momento;
  • Aumentará os resultados dos seus anúncios de Facebook, Google Ads, Instagram, You Tube, Pinterest, WhatsApp e outros canais usando apenas palavras que vendem;
  • Vencerá o bloqueio na hora de criar um anúncio atrativo para suas campanhas;
  • Ganhará Bônus Exclusivos voltados para o crescimento do seu negócio.
  • Aprenderá importância do Copywriting;
  • Aprenderá os princípios básicos que norteiam uma boa Copy;
  • Aprenderá tudo sobre os poderosos gatilhos mentais;
  • Aprenderá os 10 elementos fundamentais de uma boa Copy;
  • Saberá as necessidades, os benefícios e como lhe dar com objeções de seus clientes;
  • Conhecerá o poder de envolvimento das histórias;
  • Aprenderá a construir uma estrutura perfeita para criar uma boa história a partir da famosa “Jornada Do Herói” e suas 12 Etapas;
  • Terá acesso a 50 Exemplos de palavras poderosas e como e onde usá-las;
  • Terá acesso a 436 Modelos de títulos ou headlines;
  • Ganhará Modelos para bullets points;
  • Ganhará Modelos de comunicação persuasiva;
  • Ganhará um passo a passo para elaborar uma carta de vendas matadora;
  • Aprenderá a utilização eficaz dos 6 modelos de comunicação mais importantes: Modelo AIDA, Modelo PVPA, Modelo PAS, Modelo 4Us, Modelo BAB e o Modelo FAB;
  • Terá acesso a Modelos de metáforas em suas Copys;
  • Terá acesso a Modelos de linha de assunto;
  • Terá acesso a Blocos para estruturação de uma Copy;
  • Aprenderá onde e como usar o Copywriting em seu Marketing de vendas, seja ele digital ou não;
  • Aprenderá a usar a sua Copy em anúncios gerais; no Instagram; nos stories (Insta, Face, WhatsApp e Youtube);
  • E por fim, uma lista completa de verificação geral para uso em todos os projetos de Copywriting.

 Alavanque suas vendas com anúncios eficazes que fazem seu produto vender praticamente sozinho e o melhor de tudo: você não precisa saber nada de vendas, nadinha. Só precisa estar decidido a vender! Só isso!

Sim! Você pode começar hoje mesmo a criar anúncios IMPOSSÍVEIS DE SEREM IGNORADOS e mudar positivamente os resultados de seu negócio, fazendo vendas recorrentes e ser bem sucedido financeiramente.

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